quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Nós compramos o barulho!

Olá barulhentos!

Esse blog é uma homenagem mais que justa ao quarteto que vem encantando cada vez mais seu público e levando sua alegria a mais e mais pessoas, um blog inteiramente dedicado às Chicas!

E logo surge a primeira pergunta: você conhece as Chicas?


Passando por um momento mais "Chicasólatras" impossível, temos feito essa mesma pergunta a todas as pessoas que conhecemos. Daí nos vemos repetindo a mesma explicação: é uma banda, quatro garotas, duas delas são filhas de Gonzaguinha (netas de Gonzagão - o Rei do Baião), cantam a música de abertura da novela Caras e Bocas (nessa hora já estamos cantando junto com a pessoa "Eu faço caras e bocaaaaaaas, com que roupa eu me dou bem...")... e levando em consideração o quanto essas meninas são boas no que fazem, não é justo que ainda não tenham o espaço e o conhecimento que realmente merecem.



Dia 17-10 houve o show "Em tempo de crise nasceu a canção" aqui em Recife. O Teatro da UFPE estava quase lotado, uma coisa linda de se ver. Um sinal de que pelo menos por aqui há gente que não só conhece, mas apoia, admira e se encanta com a simplicidade e a espontaneidade de Isadora Medella, Paula Leal, Amora Pêra e Fernanda Gonzaga.


"O quarteto surgiu nos anos 90 a partir de uma peça de teatro, e logo tornou-se uma promessa: quatro meninas afinadíssimas (dessas que se entregam a arranjos vocais intrincados e os fazem funcionar apenas em prol da música, sem que as vozes fiquem saracoteando a esmo), com uma bagagem cascuda de MPB e showbiz no sangue, e um tipo de som que ninguém mais faz", já dizia o site VidaViver há pouco mais de um ano.


O show delas reúne o ecletismo musical, com a dinâmica das vozes e instrumentos de cada uma. Ainda segundo o VidaViver; "Paula canta em uma região mais grave, de forma às vezes mais cínica, e domina todos os instrumentos conhecidos pelo homem desde o atabaque centro-africano; Isadora tem um alcance vocal invejável, ataca as notas com segurança e ainda dedilha um violão cheio de ritmo; as irmãs Amora e Fernanda emprestam mais agudos e emoção às canções (e a primeira ainda espanca uma zabumba como se não houvesse amanhã)".



Divulgadas principalmente no boca-a-boca, começaram a encher casas de shows no Rio, ganhando festivais (Foi eleito como melhor grupo de MPB no Prêmio Tim de Música, em 2007), até que tornou-se inevitável a gravação de um disco. “Quem vai comprar nosso barulho?” foi produzido pelo próprio quarteto, ao lado de Igor Eça e traz canções como: "Felicidade", "Namorar" e "Geraldinhos e arquibaldos" (composições de Gonzaguinha, a última inclusive fez parte da trilha sonora de Duas Caras, a novela que tinha Juvenal Atena, lembram? Era a canção que tocava quando aparecia as ruas da Portelinha); as faixas "Me deixa" (do Rappa), "Paciência" (de Lenine e Dudu Falcão) e "Volte para o seu lar" (de Arnaldo Antunes) que são apresentadas totalmente diferente das versões já conhecidas; "Espumas ao vento" (de Accioly Neto) que sob a voz de Paula chega a arrepiar; "Rap do Silva" (Mc Bob Rum) que traz uma batida perfeita do funk, além da lembrança dos milhões de Silvas que andam por aí; "Alô, liberdade!", da trilha dos “Saltimbancos”, uma fanfarra que chega a ser esfuziante; além de mais cinco músicas assinadas, isolada ou coletivamente, pelas meninas, como "Oração" (de Amora e Paula), e "O que eu não sou"(de Isadora), por exemplo.


Três anos após o lançamento do primeiro, neste ano saiu o segundo CD do grupo, dessa vez acompanhado de um DVD gravado ao vivo, trazendo músicas inéditas e canções já conhecidas por seu público. Romantismo, pernambucaneidade (em forma do baião e maracatu), funk, mpb... tudo reunido num show mais do que perfeito. No show, elas cantam músicas de outros autores, como “Divino Maravilhoso” (de Gil e Caetano), “Androginismo” (de Kledir da dupla Kleiton e Kledir), "Moleque" (de Gonzaguinha), "O Quereres" (de Caetano Veloso), “Terapia de Murga” (de Rubem Rada, artista uruguaio), além de algumas composições próprias, como “Tánacara quero ver (a roda)” parceria de Carlos Bernardo e Amora Pêra; Olha (Isadora Medella), Cofre (Fernanda Gonzaga) e Nosso Tempo (Pedro Rocha / Amora Pêra e Paula Leal).


Na abertura do show elas entoam “Can´t buy me Love” e "All you need is love" de Lennon e McCartney. Mais do que profissionalismo, é nítida a imensa paixão que ela têm pela música. O uso de intrumentos musicais de todos os tipos é mais uma vez um ponto alto desse CD/DVD/Show. A capacidade que elas têm de intercalar vozes é algo inacreditável. Pense numas meninas competentes!



Pra completar elas relançaram o projeto infantil "Barulinho", que traz mensagens bacanas direcionadas às crianças de maneira divertida e diferente. Além da brincadeira pura em algumas canções.



Bom, é isso... o primeiro passo foi dado: apresentar a vocês esse quarteto que está cada vez mais presente em nossas vidas, colocar uma sementinha para ver se ela brota tão forte como brotou na gente. A partir de agora estaremos dividindo este espaço com vocês. Vamos nos juntar e não só comprar, mas divulgar o barulho das Chicas para cada pessoa que conhecemos nesse mundo.

Vamos tietar, admirar e passar todo tipo de informação que apareça sobre elas e quem quiser nos ajudar, é só mandar e-mail com notícias, fotos e novidades para abarulhada@gmail.com.



Beijos do barulho!

Kacau, Ju, Mai e Rozinha

4 comentários:

Thiago disse...

Perfeitoo...
Grande homenagem as Chicas, muito merecido.
Boa sorte meninas com esse novo projeto.

Bju Mai, Kku, Ju e Rozinha

Kacau disse...

Beijo Thiiiiiiiiago!!! ;)

Unknown disse...

Geeeeeeeeente, ameeei o post de aberturaaa!! ARRASOOOU QUERIDAAAA

Sem falar que eu apareci ne... HEHE!! Esse blog foi uma ótima ideia, vai ficar mais facil de mostrar aos meus amigos as musicas delaas!!
UHUHUUUUUUUUU

beijos, meninas:* (L)

Ju disse...

♥♥♥