quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

Resenha Show - As Chicas (por A.J. Lobone)

A gente recebeu por email a resenha do show da Fnac feita pelo Anderson Lobone, achamos bem bacana, confiram:


De quando em quando a música brasileira, faz brotar um artista ou um grupo que, através de seu talento nato, nos dá a impressão de estarmos diante de uma verdadeira ilha, neste mar de pasmaceira musical em que mergulhamos nos últimos anos. (Pois é!)

Recentemente, nos deparamos com 4 mulheres de características musicais multifacetadas, e que por conta da genealogia – duas delas são filhas do grande Gonzaguinha, já mereceriam ser olhadas, digo, ouvidas com a devido atenção. (Olhadas, ouvidas, admiradas...)

Essas 4 mulheres compõem o grupo “As Chicas”, e trazem, além dos inevitáveis traços de sua linhagem musical, uma interessante habilidade multi-instrumental aliada a uma “estrutura vocal” pouco vista por aqui.

Individualmente, as vozes de Isadora Medella, Amora Pêra, Paula Leal e Fernanda Gonzaga, já lhes garantiriam um lugar no panteão das divas da MPB, mas as habilidades vocais das moçoilas quando juntas, produzem uma textura vocal tão extraordinária, que na maioria das vezes, não nos deixa perceber alguns pequenos tropeços de seu repertório.

Digo isso sem trauma e sem medo, pois bem sei que nessa época de MP3, é muito difícil para um “artista novato”, resistir ao apelo de um possível “grande empurrão” que é ter uma canção em uma abertura de novela de TV.

Pois é, mas isso tem um preço. A música da novela Caras & Bocas (Globo) é das “Chicas”, vocês sabiam? Não? Mas é.

Calma, calma... Eu assino embaixo ao dizer que o trabalho das moças é infinitamente superior àquela malfadada marchinha, que felizmente não será lembrada no próximo carnaval. (Ah, a gente gosta :P)

Esqueçamos o deslize, e voltemos ao lado bom da coisa.

Então, estava eu a andar por um shopping do Rio, quando soube que o grupo faria um pocket show na FNAC - que aliás vem sendo palco de shows e de lançamentos de livros muito interessante.

E tudo 0800? Ah, lá fui eu... (É nesse momento que a gente esturrica de inveja aqui em Recife)

A apresentação para cerca de 100 sortudos, teve de tudo. Crianças interagindo com as artistas, ar condicionando atrapalhando a afinação, e é claro, mais uma demonstração do absoluto talento dessas quatro mulheres.

Assistir a performance das “Chicas” é um presente para os que, como eu, sempre apreciaram grupos que se preocupavam com o trabalho vocal. Exemplos? Quarteto em Cy, MP4, Take 6 e até mesmo os roqueiros setentistas do Uriah Heep.

Paula, Isadora, Amora e Fernanda foram mais uma vez impecáveis. Se não bastasse cantarem tão bem, elas ainda tocam violão, acordeom, zabumba, guitarra, cavaquinho, triângulo, agogô, etc.

Saí de lá emocionado e fui tomar um chopp, onde comecei a rabiscar esta resenha.

Nestes tempos tão, digamos, “bicudos” para o mercado musical e para os nossos ouvidos, a presença das “Chicas” no universo da MPB é, no mínimo, um alívio para a alma. (Isso, isso, isso!)

Elas têm talento de sobra, DNA indiscutível, e são amparadas por uma equipe de primeira, que compõe a gravadora “Biscoito Fino” (Ah, se todas as gravadoras tivessem sido iguais à você, que maravilha viver...)

Talvez o que falte ao grupo e à gravadora é o entendimento de que a internet é o único caminho para a divulgação e promoção. O site eternamente em construção, é definitivamente, um pecado. (Isso é...)

Mas hoje eu não estou aqui para falar de marketing ou mídia online, certo?

Sou fã das “Chicas” e ponto final.

(foto: Acervo FNAC/RJ)

Cordialmente,

Anderson Julio Lobone

Agradecemos novamente ao Anderson por nos enviar essa resenha maravilhosa, valeu mesmo! Ah, os comentários em verde são nossos, tá?

Beijos, barulhada!

4 comentários:

Unknown disse...

ninguem nunca sabe de quem é a musica de caras e bocas ¬¬ (L)

Ju disse...

Muito legal a resenha do Anderson, ficamos felizes por recebê-la e divulgá-la (:

Anderson Julio Lobone disse...

Meninas,
Eu que agradeço pelo espaço!
Um beijinho "procês"...

Anderson Julio Lobone

Kacau disse...

Adorei tb! Obrigada mesmo Anderson!!! Vamos divulgar esse barulho que é bom demais!